Modelo e influencer contou o seu “top 5” de programas do segmento.
Para quem é
antenado em moda
e adora acompanhar todo o processo criativo de uma coleção, desfile ou marca,
nada melhor do que um reality show sobre o assunto. Afinal, é ótimo poder
aprender sobre tanta coisa, bem do conforto de sua casa, não é mesmo?!
Quando menos esperamos, já se cria uma torcida para um determinado
participante e assistir, religiosamente, cada episódio, se torna parte da
rotina. A gente entende! É tudo muito divertido e hipnotizante mesmo. Pensando
nisso, conversamos com a modelo Narah Araújo, que listou
cinco programas que valem cada minuto de sua atenção. Dos mais
clássicos aos recentes, que conquistaram o coração dos fashionistas, há
realities para todos os gostos. Confira!
1 – Next In Fashion (2020) – Netflix
Apresentado por
Tan France
e Alexa Chung, o programa acompanha designers de todo o mundo que
competem pelo prêmio de 250 mil dólares e a chance de terem uma
coleção no site de varejo de moda de luxo Net-a-Porte.
“É um programa viciante e para quem gosta de moda, é um prato cheio
para inspirações, além de nos mostrar cada etapa de uma coleção. Fora
que os participantes são postos à prova de fogo, muitas vezes e a gente acaba
torcendo, sofrendo junto com eles”, disse Narah.
Recentemente, a Netflix confirmou a segunda temporada, porém com algumas
mudanças. No lugar de Alexa Chung, entra Gigi Hadid.
2 – Making the Cut (2020) – Amazon Prime Video
Comandado por Heidi Klum e Tim Gunn, a competição reúne um
grupo de 10 designers de cinco países diferentes e empreendedores
visionários. Os
participantes do programa
precisam não só mostrar suas capacidades no design, mas também dirigir todas
as partes de uma marca, em processos eliminatórios.
“Em vários episódios, podemos ver peças bem acessíveis, mesmo que sejam
da alta-costura. Isso, de certa forma, aproxima o público tanto dos
competidores, quanto dos juízes. Outro ponto é o fato de darem oportunidades a
talentos que, muitas vezes, foram desperdiçados em algum momento ou que não
tiveram a chance de
ingressar no
mundo da moda. É algo completamente envolvente, em todos os sentidos”, detalhou a modelo.
Além do prêmio de 1 milhão de dólares para o investimento inicial da loja do
vencedor, há também a chance de vender a
coleção de roupas
na loja Amazon Fashion e ter uma mentoria personalizada.
3 – Glow Up (2019) – Netflix
Lançado em 2019, o reality de maquiagem britânico é apresentado por
Stacey Dooley e tem como jurados Val Garland, da L’Oréal Paris, e Dominic
Skinner, artista sênior da MAC Cosmetics. Nele,
maquiadores
buscam uma oportunidade
de entrar, trabalhar e permanecer no mercado da beleza.
“Os jurados são muito queridos com os participantes, mesmo nas críticas. De
certa forma, isso mostra que é possível evoluir sem, necessariamente, ter a
hostilidade. E os participantes são muito unidos, sempre buscam se ajudar de
alguma forma, mesmo que em algum momento, um deles seja eliminado”
4 – Desafio Brasil Fashion (2017) – canal Lifetime Brasil
A produção brasileira, desenvolvida em 2017, reuniu
nove estilistas iniciantes que terão o desafio de criar, cada um,
três looks para uma coleção que será apresentada em um grande desfile em
São Paulo. Para isso, trabalham sob orientação de Alexandre Herchcovitch, Lino
Villaventura e Ronaldo Fraga.
“São várias histórias, sempre emocionantes. Cada estudante tem a sua
identidade, não só profissionalmente falando, mas pessoalmente. É a prova de
que o Brasil não está nem um pouco atrás, quando se fala em criar
novos talentos
para o mundo fashion”, complementou Araújo.
5 – America’s Next Top Model (2003) – canal Sony
É um dos mais antigos realities do segmento, atualmente está na 24ª temporada.
Apresentado por Tyra Banks, o programa mostra a
transformação de uma mulher comum numa potencial
supermodelo.
“É um clássico. Foi um dos precursores em todos os realities que vieram
depois. E nele, a gente não vê, somente, o ato de
aprender a desfilar
ou posar, mas como as candidatas se relacionam entre si e o
dia a dia no mercado da moda. Ter uma ex-modelo como apresentadora
também é algo interessante, justamente, porque ela sabe exatamente o que se
passa com cada uma delas”, finalizou.